segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

À conversa com o meu filho #2 / Grandes livros para pequenos leitores #5 - Feliz Natal Lobo Mau

Eu perguntei: Filho, quem é que vai descer pela Chaminé na Noite de Natal? 
Ele respondeu: O Lobo Mau. 

Das três uma: 
1) O miúdo já sabe que o Pai Natal não existe. Isto é, definitivamente, um assunto sério que tem de ser remediado. O miúdo só pode descobrir a verdade lá para os 18 anos, combinado?
2) O miúdo já percebeu que há vários Lobos Maus a entrarem-nos pela casa dentro (seja pela chaminé, pela porta ou pelos débitos virtuais, mas reais, da conta bancária). Não faltará muito para ele me dizer que o porquinho onde coloca as moedas não está seguro na minha cómoda.
3) O miúdo levou o ano inteiro a ouvir a história dos Três Porquinhos e, consequentemente, a famosa cena em que o Lobo Mau entra pela Chaminé e queima o rabo. Agora, aparece-lhe um barrigudo de Barba Branca, que ele nunca viu mais gordo, chamado Pai Natal (Pai, ele só conhece um, é o lá de casa e mais nenhum) a querer fazer o mesmo numa outra história, mas sem a parte mais engraçada que é a de queimar o rabo... Qual é a história que o miúdo prefere? 
Lobo Mau - 1
Pai Natal - 0

E a propósito de andar à procura de uma imagem para ilustrar este texto, deparei-me com este livro. 


Ainda não o li, mas a próxima paragem numa livraria incluirá, obrigatoriamente, a leitura deste livro. Parece-me adequado para explicar ao miúdo qual é o papel de cada um destes personagens perante a chaminé. Não conheço a história, muito menos o desfecho, mas preciso de o ler urgentemente. Vou só ali e volto já! Se demorar muito, ficam já aqui os meus votos de um Feliz Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário ou sugestão.